quinta-feira, agosto 18

Elogiar demais faz bem?

Nesse mundo chamado maternidade existem duas qualidades essenciais para que possamos exercê-la: força e compreensão. Precisamos compreender nossos pequenos pra que possamos dar-lhes apoio para seguir em frente. Somos responsáveis pela criação, educação, desenvolvimento de personalidade, ou seja, somos responsáveis pela criação do individuo como um todo. Será que sabemos ensinar nossos filhos que a vida não é feita só de vitórias? 
Na maioria das vezes criticamos as pessoas quando não atingem nossas expectativas, ou quando as superam nós elogiamos de forma desenfreada, sem encontrar um meio termo. Será que estamos agindo da maneira correta? Será que estamos proporcionando aos pequenos um alicerce bom para o convívio social?

Se pararmos pra pensar, na vida nada é feito sem sacrifícios e nem todas as vezes que exercemos nossas funções ganhamos nota 10. Temos que aprender que hora se ganha e hora se perde. Assim aprendemos desde cedo a lidar com as frustrações, que no decorrer do caminho, com certeza não serão poucas.

No mundo da psicologia cita-se que não devemos elogiar o indivíduo, mas sim suas atitudes e esforços, pois a raiz do nosso sucesso está no empenho que tivemos para realizar a missão a nós destinada e não no resultado final especificamente.

Temos que lidar com o ego. Não é porque Joãozinho conseguiu fazer a conta primeiro que ele é melhor, talvez seja melhor a Mariazinha que tem mais difculdade mas também chegou ao resultado.

Nós mamães e papais temos que exercer nosso papel de educadores com muita aptidão, para podermos mostrar a nossas crianças que ninguém chega a algum lugar sem percorrer um caminho e esse caminho é o que chamamos de esforço.


Um a parte: "Eu acabo errando muito, pois vivo dizendo a minha filha que linda, como você é esperta". Preciso rever meus conceitos...kkk

Beijinhos!!!
Até mais!

3 comentários:

  1. Olá Passeando pela Blogosfera encotrei su bloguinho e confesso é um Mimo!!!ja vou ficando por aqui, claro te seguindo e ficarei muito feliz se nos seguir tb!!

    BjOO

    ResponderExcluir
  2. Oi, obrigada pela visitinha e pelas palavras doces. Passei aqui pra conhecer e amei! To seguindo... rs!
    Quanto ao post... humm, faço exatamente igual. Não tinha parado pra pensar assim. Muito bom adquirir novos conhecimentos!

    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  3. Oie, obrigada pela visitinha lá no blogrol , tbm estou aqui com muito carinho curtindo seu mundinho...

    sua filha é linda, que Deus abençoe sempre vcs
    e estarei sempre aqui :D
    ja estou seguindo vcs tbm *-*

    ResponderExcluir