sexta-feira, janeiro 13

Acordando aos gritos...

Nem sei como começar... Simples.. Vou começar do começo... A Laura sempre dormiu bem a noite, mas nunca dormiu durante o dia.. São cochilos de meia hora, quarenta minutos e só... Mas tem fases que ela dorme a noite e acorda 1.235.850 vezes. Tem noites que não acorda nenhuma vez...

Mas nas últimas semanas ela tem acordado gritando... Isso mesmo GRITANDO... AAAAAAAAAAAAAAAA... Não sei o que é... Entro no quarto e ela está se contorcendo inteira e esfregando o nariz no colchão e dá uns gritos...Senta na cama, deita.... Aí pego no colo, nino, canto, embalo. Aí ela se acalma e dorme novamente. Acho tão estranho esses gritos.

Fico me questionando: "Será que é dor? Algum desconforto? Pesadelo? Terror noturno? Sei lá...

Pesquisei sobre pesadelos, mas como a Laura não fala ainda é difícil saber se é ou não. Quanto a esse terror noturno não sei como faço para saber. Não costumo deixar  aLaura esguelando no berço sem fazer nada. Se ela faz um sinal de chorar já corro lá no quarto e tento acalmá-la. Será que quem está errando sou eu?

Tenho uma questão séria a resolver que é ensinar a Laura a adormecer sozinha. Ela ainda não sabe. Adormece mamando e quando acorda no meio da noite tenho que balançá-la e cantar para voltar a dormir... (meu repertório de músicas já está acabando..hehehe)

Nem sei como faço para ensiná-la a dormir sozinha...

Quantas perguntas.. Alguém pode me socorrer???

Beijos
Carol

20 comentários:

  1. Olá Carol
    O Leo também teve uma altura que acordava gritando e eu não sabia o que era, li muito sobre o sono, pesadelos mas acabei por fazer o que o meu coração dizia... sempre que ele chorava ou gritava eu ia no quarto dele e acarinhava e depois aos poucos passou.
    O Leo dormiu a primeira noite inteira com quase 2 anos sempre acordou muitas vezes e para adormecer até mais ou menos ele fazer 1 ano tinha que ser no colo mas depois começou a ficar dificil e eu deitava ao lado (num colchão que tinha junto ao berço) dele e dava a mão até ele adormecer e este ritual foi até aos 2 anos, os primeiros dias ele chorava mas eu falava meiguinho dava miminho e aos poucos fui conseguindo.
    Foi lento mas eu não conseguia deixá-lo a chorar, hoje ele fica sozinho só quer uma história e um beijinho e adormece sozinho. Eu converso muito com ele e dizia-lhe sempre que ele podia dormir sozinho que se me chamasse eu iria logo e como nunca falhei a nenhum chamamento dele acho que ele ficou confiante que eu mesmo não estando ao lado dele estava sempre por perto.
    O que fez uma grande diferença no número de vezes que ele acordava foi a passagem do berço para a cama, que eu fiz com uns 20 meses... achei que ele acordava muito porque batia com as pernas nas grades do berço e melhorou muito depois disso.

    Cada criança é diferente mas deixo aqui o meu testemunho de mão também de primeira viagem mas talvez te ajude :)
    beijinho e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  2. Oi querdia... dor penso que nao ...acho que e terror nocturno mesmo... e dificil saber porque ela nao fala neah...Mas se acorda assim e porque e' mesmo algum pesadelo mau...

    Tenho uma prima que acordava assim e mesmo a dormir apontava para mae dela...pensamos que ela sonhava que alguem estava la fazendo mal rs
    Ai minha tia levou a uma senhora de criança e resolveu o assunto rapido, mas nao sei o que a senhora nem ela fizeram.
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Carol,
    Impressionante essa fase das crianças. Felipe sempre acordou a noite. Também acordava chorando muito alto, com ar de assustado, parecendo um pesadelo, parecendo que estava dormindo, meio acordado, meio dormindo.
    Sempre tentávamos acalmá-lo. Deitávamos com ele um pouco, muitas vezes pedia para dormir conosco. Isso demorou para passar e nunca houve explicação.
    Já o Thomas sempre dormiu muito bem, a noite inteira. Agora, começou a acordar. Me chama e quer colo. Fica um tempinho comigo e logo adormece no meu colo.
    Acho que tem mesmo que experimentar um tanto de coisas. Ficar junto, cantar, conversar com ela e falar que está na hora de dormir, embalar para dormir. É difícil uma receita, pois cada mãe avalia e faz um tanto de coisas. Só vivendo mesmo a situação...
    Tenho certeza que encontrará o que é melhor a ser feito nesse momento.
    Boa sorte! Beijos e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  4. Carol,

    Esse assunto é muito complexo, né? Complicado, pq a reação varia de dia para dia. Não é nem que varia de filho para filho, não. O mesmo filho (no nosso caso, as Lauras), pode variar um dia ou outro. Simples assim. NOT.

    Como vc disse, ela pode estar dormindo mal por conta do salto do desenvolvimento do 13 mês. É bem provável (pelo menos a Laura obedeceu a todos esses malditos saltos). Se não for o salto, não são dentes? A Laura anda acordando chorando, desesperada e tenho certeza que são os dentes, pq cada dia que passa tem um montinho mais branco na sua gengiva.

    Não acho que seja o terror noturo, pq, a não ser que continue, e cada vez pior, dizem que o terror noturo é de deixar os cabelos em pé, a criança fica mal mesmo. Ela ficou tão transtornada assim durante a madrugada?

    Quanto a dormir... bom, vamos ao assunto peludo. hohohoho... eu ensinei a Laura a dormir sozinha, sozinha, sozinha desde os 2 meses de vida. Comprei o Nana Nenê e apliquei no dia em que julgava que estava mais pronta para suportar o choro e deixá-la sozinha. Ok, eu fiz, no primeiro dia ela chorou mto e eu tbm, do lado de fora, e segui EXATAMENTE o que diz o Nana Nenê. No segundo dia ela chorou menos e no terceiro, ela não chorou. Dormiu sozinha no berço, depois que eu saí do quarto e boas. Daí por diante, ela sempre dormiu sozinha. Acontece que tem uns 2 meses que as crises dela de choro de madrugada, aliadas aos dentes nascendo, aliadas aos saltos de desenvolvimento da vida... eu passei a ficar com ela no colo antes de dormir. Não de propósito, mas eu dou a mamadeira na poltrona, ela permanece no meu colo por mais uns minutos e eu a coloco no berço. Tem vezes que eu saio do quarto e ela dorme depois, numa boa, tem vezes que ela esquece o que aprendeu e chora copiosamente pela minha presença (tipo ontem de noite), tem noites em que ela chora, mas para de chorar tão rápido que não dá tempo de eu entrar no quarto, ela já está dormindo, apesar de ter chorado. Fato é que eu nunca vou correndo ao seu quarto, sempre espero 2 ou 3 minutos antes de entrar, pq tem vezes que ela para de chorar sozinha, até de madrugada.

    outro fato: quando ela dorme sozinha no berço, dorme direto, não acorda, não chora de madrugada e eu só a vejo as 7:30 da manhã. Quando eu faço ela dormir no meu colo, às vezes ela chora de madrugada, mas é só pegar e dar uma embaladinha que ela já dorme.

    Agora, um fato contraproducente com tudo o que eu fiz até agora: eu não estou mais neurótica para ela dormir sozinha, não me preocupo mais com isso. Sei que a cada dia que passa ela está mais perto da sua independência e que daqui a pouco ela não ficará mais tanto comigo... então tudo bem. Desde que ela durma a noite inteira, eu não me importo em fazê-la dormir nos meus braços ou fazendo carinho no berço...

    Espero ter ajudado um pouquinho que seja!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Nossa Carol...o Theo as vezes faz isso...mas eu acho que deve ser pesadelo....ele tambem nao dorme sozinho...precisa ser ninando e dor e sempre no meu colo.....rara as vezes que ele consegue dormir sozinho.....ele rola de um lado para o outro......energia total....
    E sobre a Picanha estamos fechados...te aviso se vamos para minas na sextaou no sabado e ai combinamos....estou com uma vontade!!! Bjus

    ResponderExcluir
  6. Carol ... que coisa!
    Graças a Deus Sophia nunca deu problemas para dormir nem teve esse tipo de reação durante a noite! Para não dizer que ela não tem nada, quando tem um dia muuuito agitado, o sono também é agitado e chega até a falar durante a noite, mas nada de sustos ou coisas assim!

    O que o pediatra falou? Alguém na sua família ou do papai tiveram isso durante a noite?! Se fosse comigo, pegaria no colo, faria uma oração e levaria para minha cama ... hahahah!!

    Sobre dormir sozinha, Sophia vai fazer três anos e nunca foi pro quarto, deu boa noite e dormiu ... no máximo dormia na minha cama comigo e depois eu a levava, claro que a parte de levar é bem raro!

    Beijoooos e saudades de comentar por aqui!!! Má
    www.monmaternite.com

    ResponderExcluir
  7. Oie!!Sou a favor de ninar para adormecer sim, quando estiverem prontos para dormirem sozinhos tenha certeza que farão, meu filho sempre ninei e hj com 2 anos e meio dorme sozinho, mas as vezes ainda pede um cafuné na hora de dormir, não me arrependo e incentivo as mães a fazerem isso sim, pois é uma ase que logo acabará e teremos boas lembranças desse tempo gostoso.
    Quanto ao acordar gritando deve ser pesadelo sim, se fosse dor ou desconforto ela não iria adormecer e parar qd vc a ninasse.
    Espero que passe logo esses gritos.
    Ela está com quanto tempo?
    bjs

    ResponderExcluir
  8. A Lara anda chorando muito a noite... mas não assim tão intenso quanto à Laura. Ela chora, às vezes grita, mas quando chegamos ela já parou. O da Lara, sim, eu desconfio ser pesadelo. Ou quem sabe alguma dor relacionada aos caninos que estão bem inchados.

    Ela adormece sozinha, mas tem um pequeno e básico ritual. Músicas. Daquelas clássicas para bebês!
    Ela adora!

    Ou então vendo TV, depois de um banho bem quentinho e, vez ou outra, mamadeira. Tenho tentado tirar o hábito de só dormir mamando, e tem funcionado!

    Tenta bolar um ritualzinho, e deita com ela na cama. É assim que a Lara dorme.

    ResponderExcluir
  9. Carol vim retribuir seu coment' lá na minha "casa",que fofo seu blog..assim q tiver um tempinho vou me por a par dele..lindo..lindo adorei..beijos e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  10. Oi Carol! Como é bom voltar aqui e saber as notícias da xará de minha filhota! A minha Laura está com quase 3 anos (faz em março) e ainda tem esses sobressaltos à noite. Noite passada mesmo acordou chorando bastante, eu corro no quarto, converso, acalmo, dou carinho e passa. Desde de bem mais novinha isso ocorre e o pediatra disse que é normal por causa dos sonhos, fantasias e medos de infância mesmo. Creio é ter paciência, estabelecer rotinas e se permanecer a dúvida, levá-la ao médico de sua confiança. Beijão para vocês duas e meu carinho!

    ResponderExcluir
  11. Ai Carol, o Lú tb nunca me deu trabalho pra dormir, e dorme sozinho, deito ele na minha cama, deito ao lado e ele dorme em menos de 10 minutos, simples assim.. mas foi assim desde mt pequeno então não se como te ajudar, mas tenta coloca la na cama ao seu lado, ou se preferir no berço e diz "Hora de dormir" E fique ao lado dela até ela adormecer, no começo ela vai levantar, dançar, fazer festa e até chorar, mas se mantenha lá firme até ela dormir, isso eu aprendi com a Super Nanny..rsrs E sobre esses gritos a noite, teve uma epoca q o Lú tb estava assim acordava gritando e fiz de td, pesquisei sobre dores, via se era calor, frio, fome e nada.. eu confesso que parti pra parte espiritual, e funcionou, abri uma biblia no salmo 23 na cabeçeira do berço, e todos os dias que ele dorme eu me ajoelho nos pes do berço e oro pelo sono dele, aqui em casa funcionou, se era pesadelo ou qualquer outra coisa.. foi reeprendido! Espero q ajude.. bjinhos Lili do Luanzinho

    ResponderExcluir
  12. Carol o Nino passou por uma fase curta de acordar gritando, não durou muito a fase e eu sempre achei que eram pesadelos. Logo deve acabar por aí também!
    Por aqui o Antônio sempre dormiu tarde, mas tem dormido sozinho. Teve uma fase que não queria ficar no berço e ficava do lado cantando e não tirava ele do berço mas mostrava que estava do lado. Ele se acostumou, agora dou a mamadeira e ele pede : naná. E coloco ele no berço. Funcionou. A única coisa que não consigo é fazer ele dormir cedo. Por aqui antes das 22:00 não tem jeito! Bjooo enormeeee

    ResponderExcluir
  13. Oi amiga... que fase né? Durante um período como esse o que eu fiz foi trazer para minha cama e esperar pegar no sono profundo para devolver pro berço. Mas é realmente só um período, depois normaliza e voltal a dormir a noite toda. Pietro só passou á dormir bem de verdade depois dos 2 aninho s de idade. Agora ele dorme a noite toda, sem acordar e bem tranquilo. Espero que tudo fique bem logo por ai. bjs

    ResponderExcluir
  14. Oi Carol!
    Que coisa maluca essas noites dos pequenos né?
    A Helena tbm custa a adormecer sozinha. Tem dias que até vai, mas é muito raro. Mas ela sabe que tá indo pro quarto pra dormir, converso com ela, embalo tbm. Dou a última mamadeira com ela ainda "não caindo de sono", mas às vezes é inevitável, aí ela adormece nessa hora. Senão, depois disso é a hora da caminha. De madrugada ela tbm já acordou gritando, bem assim como escrevesse. É muito louco né? Mas peguei ela e logo adormeceu, acho q é sonho... sei lá. E outras vezes ela acorda e fica andando no berço, brincando com o travesseiro, com a naninha, até dormir de novo. Tem dia que só observo pela camera da babá eletronica, nem vou lá. Outros dias, tem q fazer mamadeira... depende.
    Outra coisa: o certo e o errado de TUDO que se faz com o bebê, é o certo e errado pros pais. Vcs tem que fazer o que acham melhor pra ela e não ficar ouvindo mil teorias (q geralmente nao funcionam). Eu penso assim. ;)
    Beijos, aobrigada pela visita no meu blog, volte sempre!
    :-*

    ResponderExcluir
  15. Carol, Pitchu teve Muitoooooooo isso!

    Eu pesqueisei e descobri os "Saltos de desenvolvimento"...tem tudo haver...

    Dá uma pesquisada quem sabe ajuda!

    bjss

    ResponderExcluir
  16. amiga ja ouvi falar nesse terror noturno, mas a Clarice teve esses negocios d gritar do nada quando era pequenina... agora ela "ainda" ñ teve né... nunca se sabe, mas se vc encontrar uma resposta, conta p gente viu? bjs

    ResponderExcluir
  17. Beatriz é o mesmo esquema de sono, e já aconteceu isso também, ela acordava aos gritos depois de um dia na casa de um amigo nosso ter visto " bicho " nas sobras que faziam na parede. É pesadelo creio eu, já que a Beatriz apesar de falar não sabe explicar.
    Ela deve ter visto algo que a impressionou demais nesses ultimos dias, e agora está tendo pesadelo!

    Beijos
    http://parabeatriz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Olá! O Theo tem isso as vezes, segundo a pediatra não é dor, e sim pesadelo, pois dor não passa quando acalentamos..
    Bjs!

    ResponderExcluir
  19. Pode ser que seja somente uma fase, por causa do crescimento, gerando pesadelos e desconforto. Dá muito carinho, que vai dar tudo certo!!!
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  20. Oi Carol... tudo bem? Obrigada pela visita lá no blog e vim aqui retribuir o carinho! Poxa vida, é estranho mesmo a Laura acordar assim durante a noite... vc já falou com o pediatra dela? Minha filha tbem não sabe dormir sozinha, só que acostumei a deitar junto com ela para ela dormir... minhas costas não estavam aguentando ficar pra lá e pra cá =)
    bjo

    ResponderExcluir