segunda-feira, julho 16

Hérnia umbilical - qual atitude tomar???

A Laura nasceu com uma hérnia no umbigo. Confesso que quando o umbigo caiu e eu vi aquele calombo na barriguinha dela eu me assustei...
Como nunca tive contato com bebês eu achei que o umbigo caindo iria ficar perfeito, mas a realidade foi outra. Até o terceiro mês, mais ou menos, essa hérnia tinha aproximadamente uns dois centímetros para fora do umbigo. Dava aflição de ver. Quando apertava fazia um barulho como se tivesse água. Conversei com o pediatra e segundo ele iria regredir com o passar do tempo.
Minha mãe me questionava quanto a faixa que ela usou em mim. Outros falavam que tinha que colocar moeda e num sei mais o que... E a cabeça da mãe de primeira viagem quase entrou em parafuso... Mas realmente ela involuiu e hojé é bem pequena.
O pediatra me disse que costuma fechar sozinha até os dois ou três anos. E que se não fechar, aí cogita-se a possibilidade de uma cirurgia estética, pois, se não houver complicações ela não terá problema com essa hérnia nunca.
Mas aí eu, sendo mulher e mãe de menina pergunto: "Como será que ela reagirá quando ficar mocinha, na hora de colocar um biquini, sei lá, usar uma miniblusa (vai que ela gosta)?".
Agora e quem tem coragem de mandar sua filha saudável para uma mesa de cirurgia, por mais que o médico diga que é um procedimento simples, mas não deixa de ser uma cirurgia, né?
E estou rezando para todos os anjos e santos que ajude a fechar essa fenda e que não seja necessária a cirurgia de reparação....
Caso alguém já tenha passado por isso, favor dar dicas para essa mamãe inexperiente...

27 comentários:

  1. Carolita, eu não sei o que é isso, consigo imaginar, mas não sei. Conheço uma moça cuja a filha tinha hérnia na virilha e teve que operar, mas foi suuuuuuper simples, tranquilíssimo. Mas ela TEVE que operar, bem lembrado. Eu não sei se mandaria operar a Laura (ôps, serve as duas, neste caso hohohoho), pq se não causa incômodo, dor, se não machuca, se não reverbera nada... é só estético. Mas se é estético, como ela vai ficar daqui 15 anos? e vc está certa em pensar nisso, pq pode ser que vc ouça dela "áh mãe, era mto mais fácil qdo eu era pequena e blá, blá, blá", mas como adolescentes são o CÃO, ela pode reclamar de vc ter operado ela pequena e ela nem ter a chance de ser operada grande, de ser paparicada e mimada... hehehehehehehe...

    Brincadeiras à parte (desculpe brincar neste assunto sério), eu te desejo toda a calma do mundo neste assunto, parcimônia, converse com o marido, com a mãe e apenas com pessoas nas quais vc confia MTO e avalie se para vcs funcionará essa cirurgia. Ou não.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. É AMANHÃÃÃÃÃÃÃ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Ansiosíssima.

    ResponderExcluir
  3. Oi Carol, sempre encontro vc nos comentários lá no blog da Dani.. ai em cima =) Hoje eu vim aqui conhecer vcs e adorei!

    Minha filha está com 1 ano e 8 meses... e descobrimos que ela tbm tem hérnia umbilical a pouco tempo! Na verdade o umbigo so fica estufado qdo ela chora, não sei se encomoda .. mas ela sempre coloca a mão! É bem complicada essa situação, mas pela estética... aqui por enquanto vamos esparar.

    beijão

    ResponderExcluir
  4. Carol, eu não sei se isso vai ajudar agora, já que a Laura já está grandinha, mas quando o umbigo da Luisa caiu, ela ficou com um negócio pendurado para fora e o pediatra dela me recomendou fazer uma coisa e deu super certo: o umbigo da Luisa é pra dentro e bonitinho. Vc pega o dedo indicador e coloca essa 'sobra' pra dentro do buraco do umbigo. Com a sobra lá dentro, vc faz uma 'prega' para fechar a abertura e coloca micropore e deixa uns dois dias. Depois vc tira para fazer limpeza e repete o processo novamente. Não sei se expliquei direito, mas se vc quiser fazer e quiser que eu te explique direitinho, me avisa por email que tento falar tudo com mais detalhes. Deu super certo! Tbem não sei se teria coragem de levar minha filha saudável para a mesa de operação. Teria receio. Bjo

    ResponderExcluir
  5. Ai Carol a Yasmin também tem!
    Ela não teve assim que nasceu não, percebi com uns 9 meses e o Pediatra acha que surgiu no período de adaptação dela na creche já que ela chorava muito!
    Aqui ele também falou que some sozinho por volta dos 3 anos!
    Vamos esperar né, também espero que suma!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Bom não passei por isso pq eu tinha muita aflição de limpar o umbigo da biah então quem cuidou foi minha mãe e ela me disse que não era bom a mãe cuidar do umbigo mesmo (Num sei pq coisa de vó coruja).
    Mais meu afilhado teve e acompanhei desdo começo a dele era bem grandooooooona mesmo e o que resolveu foi a moeda de 1 real colocada durante duas semanas depois que ela tinho mel deuso foi um milagre ficou perfeito o umbigo do jão!! Não que isso seja a coisa serta a fazer mais a experiencia que tive em relação a isso foi assim!! Bjoocaz

    http://annabeatrizrafaela.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Ahhh Carolzita estou aqui torcendo para dar tudo certo, para que o "reparo" aconteça naturalmente. De qualquer forma, a experiência que tenho é a da tal moeda. Todos dizem que funciona direitinho, tenho parentes que fizeram isso... Não precisei fazer nos meninos. Agora, fico com receio de colocar uma moeda no umbigo. Sei lá, não acho um objeto limpo, fico com receio mesmo. No seu caso, esperaria e futuramente pensaria no caso da cirurgia. Mas veja a opinião das mães experientes. Quem sabe...
    Boa sorte querida.
    Beijos, beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá :)
    A minha pequena teve hernia umbilical.
    Fiquei preocupada, e tbm me falaram de moedas, faixas e tal...
    Eu não usei nada disso e a a hernia da minha pequena foi diminuindo até que sumiu.
    Não há muito o que fazer, se eu fosse vc esperaria até a idade limite para ver se abaixa e coloque nas mãos de Deus que tudo dará certo! E se ela tiver que passar pela cirugia, ja conversei conversei com vários médicos e me disseram que realmente é procedimento simples, não tenha medo pois dará tudo certo!
    Bjus

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    O Leo teve, apareceu quando ele tinha uns 4 meses. A pediatra sempre me disse que em principio desaparecia sozinha e me alertou para não colocar nada, nem moeda nem ligadura. A moeda chega a ser perigosa pois pode provocar infecções.
    Eu não fiz nnada e só fui obsevando o desnvolvimento e com mais ou menos 1ano e meio desapareceu completamente. Ele tinha uma hérnia também ao fundo da barriga porque ele foi um bebé prematuro émais comum.esta ele teve que operar, apesar de ter ficado muito preocupada foi uma operação muito simples e de muito rápida recuperação, em 2dias nem parecia que ele tinha sido operado :)
    Não preocupe se não.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  10. Amiga, eu nunca vi em crianças mas vejo muito em dogs e realmente esteticamente não é legal, mas acho que o melhor mesmo é esperar para ver se ela regride sozinha e se não regredor, ver com calma o que fazer...Mas com certeza a decisão tomada será acertada.

    Beijos linda.

    ResponderExcluir
  11. Amiga, isso não aconteceu comigo, por isso não vou poder te ajudar!! Eu gostaria muito, mas não vai dar.
    Te desejo força aí, viu?

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Carol, vc me mandou um email e entrei aqui pra te conhecer e acabei lendo seu post... Olha tenho uma Hérnia umbilical que nunca me incomodou em nada, muito pelo contrário acho até um charme a mais rsrsr, olha acho que vc deveria deixar ela quando crescer escolher se quer ou não operar, porque a cirurgia é simples em qualquer idade... Sinceramente acho besteira submeter ela a cirurgia ainda pequena, vai que ela cresça e assim como eu não se incomode? achei que ia ficar enorme quando engravidasse e nem ficou... espero que te ajude na decisão... e aaa não doi não tá? rsrs fica tranquila nem quando aperta doi rsrsr beijosss Thais Ventura (asdeliciasdodudu.com.br)

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Eu tou é preocupada também com meu filho Daniel,ele vai fazer dois meses dia 03,já passei quinze dias colocando esparadrapo,e só tirando na hora do banho,mas não resolveu nada.ai parei de usar e o dele faz o barulho como se tivesse água,tou com a consulta marcada para o dia 01.foi bom eu ter encontrado esse blog,me deixou mais tranquila e em nome de Jesus vai dar tudo certo pra nós.bjo

    ResponderExcluir
  15. Oie!
    Vim bisbilhotar tudo que andou acontecendo por aqui né! E me deparo com a famosa hernia umbilical. Meus dois filhos tiveram, é mais comum em meninos, e no caso deles tem que fazer a cirurgia ate os dois anos caso nao suma, pois pode interferir na fertilidade deles. Os dois operaram extamente com 2 anos, aproveitei pois tiveram fimose e fizeram junto. Fiquei morrendo de medo, mas é super tranquila, para fazer as duas nao demorou mais que 30 minutos. No hospital que operaram a mãe (ou pai) entra junto ate a sala de cirurgia e só sai depois que eles dormem com o cheirinho (anestesia). Isso dá uma baita segurança.
    Mas e aí a Laura operou? Depois disso os dois tambem tiraram hernia hinguinal, menino não pode ficar com hernia de jeito nenhum. Afff mãe sofre viu!
    Bjaum

    ResponderExcluir
  16. oie....
    Estou passando por isso no momento, minha filha esta com 7 meses mas desde que o umbigo caiu eu já achava ele muito grande, já coloquei faixa com moeda, esparadrapo, fita microporosa, algodão com band- aid e nada resolveu esse problema, porque todas essas fitas deixaram a pele dela muito irritada, não sei se é alergia ou só irritação simples. Sei que todos ficam falando na minha cabeça põe isso ou coloca aquilo, e isso me deixa muito estressada, me deixa até com vergonha de tirar a roupa dela na frente de alguém pq todos tem um comentário sobre o "umbigão" dela. Da vontade de xingar todo mundo e ficar sozinha com a minha filha.
    Mas foi muito bom ler esses comentários, vou tentar me preocupar menos com o umbigo dela, deixar ela crescer em paz e quando ela já estiver maiorzinha se não tiver sumido ai eu penso em cirurgia, mas se Deus quiser até la já vai estar curada. obrigada a todas que comentaram pq me ajudou muito... bjos

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Tb tenho um bebe de 4 meses que tem hernia,ele nao nasceu com a hernia mas devido ter mtas colicas ele chorava mto e segundo a pediatra que foi devido a isso a dle esta regredindo,mas ver no que vai dar pois tb tenho medo pois a anestesia e geral...mas Deus fara com que logo melhore.
    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Tb tenho um bebe de 4 meses que tem hernia,ele nao nasceu com a hernia mas devido ter mtas colicas ele chorava mto e segundo a pediatra que foi devido a isso a dle esta regredindo,mas ver no que vai dar pois tb tenho medo pois a anestesia e geral...mas Deus fara com que logo melhore.
    Bjs

    ResponderExcluir
  20. minha filha tem11 meses e o seu umbigo é muito pra fora , as vezes eu aperto faz um chiado, diz a médica que pode voltar ao normal até os 2 anos , se não tem que fazer cirurgia, fico muito preocupada, alguém aí já teve casos que entrou no lugar sem precisar fazer cirurgia ?

    ResponderExcluir
  21. minha filha tem11 meses e o seu umbigo é muito pra fora , as vezes eu aperto faz um chiado, diz a médica que pode voltar ao normal até os 2 anos , se não tem que fazer cirurgia, fico muito preocupada, alguém aí já teve casos que entrou no lugar sem precisar fazer cirurgia ?

    ResponderExcluir
  22. Se que tem algum médico que posso me informar se com 10 dias já posso voltar a rotina normal. Que eu tinha só que sem fazer força

    ResponderExcluir
  23. Oiii Boa noite...Eu estou passando por isso.Minha filha tem dois anos e a hérnia dela nao fechou.A sensacao que tenho e que esta aumentando...Também tenho medo de cirurgias...Vou tentar fazer a prega com micropore...Vamos ver se vai dar certo...

    ResponderExcluir
  24. Só se faz cirurgia de hernia em bebês,se a hérnia estiver encarcerada.caso contrário é esperar diminuir, o que normalmente acontece.Minha BB ficou com uma hernia tão grande que dava agonia de ver,as pessoas diziam que nunca tinham vista uma tao grande.Agora ela está com 4 meses e meio e a hérnia praticamente sumiu.Nao usei nada,como os médicos haviam recomendado.So colocava ela todos dias para fazer exercícios para fortalecer o abdômen.

    ResponderExcluir
  25. Respostas
    1. Ah no desespero eu tentei usar a faixa, a moeda e a faixa micropore,tudo eu achei que judiou dela e nao estava funcionado, pricipalmete a micropore.Então resolvi so esperar

      Excluir
  26. Meu bebê está com um ano e o umbigo dele está pra fora será q resolve por fita micropore ....preocupada tá estufada e durinha

    ResponderExcluir