segunda-feira, julho 23

Novos horizontes

E a mamãe foi hoje matricular a pequena na escola... Meu Deus uma estudante em casa.....kkkkkkk
A decisão da escola já era certa, mesmo antes de sabermos da segunda gravidez, mas com a notícia resolvemos antecipar um pouquinho a ida da Laura a escola.
Eu jamais quero que minha filha se sinta arrancada do seu lar por causa da chegada de um intruso outro bebê, então pensamos que, se ela fosse a escola a partir de agosto, ela não se sentiria rejeitada, muito embora nunca será (quem tem mais de um filho sabe disso).
Acredito que ela se dará super bem, pois ela não tem a menor dificuldade de ficar longe de mim e do pai, ainda mais estando no meio de outras crianças. Mas vocês acreditam que agora a insegurança bateu na mãe (acho que vou dar mais trabalho que ela...rs).
Conheci a escola, conversei com a diretora, vi os projetos propostos, andei por todo o colégio. Optei por uma escola menor, com um número reduzido de alunos. Ela tem uma área verde linda e o prédio dos pequenos é separado dos maiores. Achei que aquele ambiente faria com que ela se sentisse bem (espero estar fazendo as escolhas certas).
Hoje, na hora que fui fazer a matrícula, levei a Laura comigo. A reação dela ao entrar na escola foi de alegria, pois logo na entrada tem um parquinho e uma área verde. Percorreu o caminho até a secretaria pulando e eu perguntava se ela estava gostando e ela respondia : "Totô. 
As aulas começam segunda e a adaptação será feita em horário reduzido. Estou ansiosa e espero que ela goste.
Já comprei o uniforme e amanhã compraremos o material...
Segunda-feira teremos novidades...
Agora preciso de dicas para acordá-la cedo, pois as aulas começam as 7h30. Se alguma mamãe já passou por isso e tiver uma tática eu agradeço. E gostaria de saber também o que posso mandar de lanche (aceito sugestões sem corantes e conservantes tá...rs).


17 comentários:

  1. Ai amiga, que legal!! Agora você tem uma pequena estudante em casa!!
    Amigas, sobre acordar eu não sei te dizer, porque até hoje é difícil acordar a minha, kk
    Mas sobre o lanche é bom não darmos conservantes mesmo, bisnaguinha com patê, requeijão, blanque de peru. Água de coco, club social, frutinhas cortadinhas.
    Eu já fiz um post como convidada especial em um blog
    http://cozinhapaula.blogspot.com.br/2012/06/tercas-da-lilia-dicas-de-lanche-na.html

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol,
    que boa notícia!
    Muito lega!
    Adorei o post e o título é genial.
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Carolzitaaaaa!!!

    Senta, querida. Senta, que lá vem história, pq vc sabe: desse assunto eu conheçooooo!!!
    =)

    Ó, elas não dão trabalho ALGUM quando ficam na escola. Dia ou outro ficam mais indispostas, de vez em quando a Laura chora quando chega (quando ela está mais carente) na escola e depois passa, a professora já arranca ela do meu colo (pq eu tenho vontade de trazê-la de volta nesses dias) e eu saio de lá com o coração na mão. NORMAL. Quando ligo na escola em seguida para saber se ela parou de chorar, a coordenadora já me fala que chorou pouquinho, um minuto. E parou. Isso QUANDO chora, pq a maioria dos dias ela vai correndo para a professora.

    Na escola da Laura não tem horário rígido de entrada, não. Eles só pedem para não chegar muito tarde, para não perder nenhuma atividade bacana pela manhã, nunca chegar perto das 10h, por exemplo. Sempre antes, se possível, às 8h. Mas não é rígido, não. Eu posso levá-la às 7:40 ou 8:30. Tanto faz.

    Como a Laura fica em período integral, das 8h às 18h, ela faz todas as refeições no berçário. Os lanches eu tenho que mandar, tanto o da manhã quanto da tarde. Eu SEMPRE-SEMPRE-SEMPRE mando frutas. SEMPRE. Tem vezes que mando umas 4 bolachas maizena ou 5 bolachas de água e sal, mas sempre acompanhada de frutas que dêem para os dois lanches. As bolachas são um "plus", um carinho a mais, uma gostosura a mais para ela comer durante o dia. Só. Os lanches sempre são frutas. Se a fruta for grande, coloco só a metade (as frutas que não empretejam eu mando cortadas, frutas como banana e maçã, mando inteiras, com casca). As frutas que podem ser cortadas, eu mando prontas para serem consumidas. Mando cortado: metade de um caqui, metade de uma pêra, uma laranja já descascada e separada em gomos; mexerica descascada, separada em gomos e sem caroço (tiradas no dente por mim). Mando inteira: banana, cachos de uva (lavadas, obviamente), maçã, ...
    De vez em quando eu mando um sanduíche de pão integral com queijo branco. Ela gosta muito do queijo mas não come bem o pão. Passei a pôr requeijão no pão e ela come muito melhor.

    Sucos: a Laura toma o suco da escola. Eu pago uma taxa mensal para que ela tome o suco fresco, feito na hora. Dois por dia, um pela manhã e um à tarde. Mas tem sucos que são prontos e não são tão ruins assim, eu estou até pensando em não pagar mais essa taxa e mandar suco pronto (tem um da dell valle que dizem que é fantástico!), ou água de cocô ou ades umas duas vezes na semana. Não sei. Vou avaliar.

    Uniforme: não preciso pôr na Laura ainda. Um gasto a menos, Glória-Pai.

    Material: tive que comprar recentemente uma mochila de rodinha e uma lancheira. A Laura SE SENTE a adulta arrastando a mochila dela, com a lancheira nas costas.

    Carol, qualquer dúvida já sabe: é só me escrever. Estou sempre aqui!

    Beijos grandes!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Amei encontrar seu post! ^^
    Estava pensando justamente nisso hoje, quero por a minha na escolinha ano que vem e já me pego cheia de dúvidas ... Vou acompanhar as dicas ^^
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Aiin amiga Boa Sorte ai na adaptação na escolhinha!! daqui uns dia será eu ♥
    Bjoos http://annabeatrizrafaela.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Ai Carol, eu fiquei com o coração na mão só de imaginar o dia em que terei que levar a Luisa pra escolinha! Acho que vou dar mais trabalho que ela tbem, hehehe... bjo

    ResponderExcluir
  7. Carol, já que estava decidido que ela iria mesmo pra escola, foi bom vcs terem optado por matriculá-la antes da chegada da irmãzinha. Assim, ela não associa uma coisa a outra.

    Tomara que dê tudo certo. Fica tranquila, eles captam toda a nossa ansiedade.

    Adoro mandar bolo no lanche. De banana, de laranja, de cenoura...tem um muito gostoso de laranja, beterraba e laranja. E tb sanduichinhos e suco pra acompanhar.

    Boa sorte.
    Bjo

    ResponderExcluir
  8. Muito legal a forma com que você montou a estratégia de mandar sua pequena a escola antes do mais novo integrante da família chegar.
    Bem eu sou uma principiante e vou ficar de olho nas dicas que são dadas pra vc pois em breve estarei eu matriculando minha pequerruxa na escola.
    Bjus
    http://mamaey.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Nossa a Dani te deu todas as informcoes necessarias.....kkkkkk
    amanha te dou outras pessoalmente....kkkk
    bjusss

    ResponderExcluir
  10. Nossa. muito bom. Logo Logo passaremos por isso aki. BJBJ Andrea e Lara http://www.coisas-da-lara.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Carolzita,
    Achei ótima a decisão de vocês. Acredito que tenha que ser mesmo antes do bebê chegar... Na verdade, você precisa estar ciente do que quer... precisa se sentir segura da decisão. Você verá como será bom! bom demais para ela e para vocês também.
    Tem pessoas que dizem que não é bacana colocar a criança antes dos três anos na escola. Sabe que por necessidades (de estudo) coloquei o Thomas quando ele tinha 1 ano e meio. Ele se adaptou super bem e vai feliz todos os dias. Nem imagina como fez bem para todos e principalmente para o desenvolvimento dele.
    Será ótimo! Pode acreditar...
    Quanto ao lanche, olha vou te contar que o Thomas não leva, pois a escola fornece. Mas o Felipe leva para o Kindergarten. Então, não sei bem se você vai gostar... rs rs rs rs mas aqui é costume eles levarem cenoura cortada, pepino, paprika (pimentão), passas, queijo, yakult, pão com queijo, tomate cereja e assim vai...
    Boa sorte! Que ansiedade! Imagino só você levando a Laura no primeiro dia...
    Beijos e fique firme e forte, pois qualquer ansiedade passamos para os pequenos.

    ResponderExcluir
  12. A Dani deu tudo o que vc precisava rsrsrs
    Beijos, e sucesso na sua vida

    ResponderExcluir
  13. Carol, acabei de achar "sem querer" e lembrei de você
    http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI25711-10448-5,00-ESCOLA+DICAS+PARA+DAR+TUDO+CERTO+NA+VOLTA+AS+AULAS.html

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi, viemos conhecer teu blog hoje e ja estamos te seguindo. Logo vamos atravessar o mesmo processo e quero aprender com você tb. Tati
    Amigosdefraldas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Que delícia essa fofa começando na escolinha!
    Tenho certeza que vai fazer muito bem pra vocês duas.

    Boa sorte!
    E a questão dela acordar, com o tempo o organismo dela vai acostumando. Para lanche tem bolachas, bolos, frutas... sempre são boas opções! =D

    ResponderExcluir
  16. Carol o Nino fica super bem e eu fico tranqüila (agora! Antes nao tanto) de deixá- lo lá! As vezes chora, mas é o tempo de eu sair da sala pra parar. Lanche foi uma preocupação minha também. Inicialmente mandava sucos prontos, mas o Nino começou a nao querer mais os naturais que tanto amava, e são menos doces, aí fui atras de uma garrafa termica que realmente segurasse bem. Comecei a comprar suco de uva integral de garrafa sem corante e conservante, as vezes dou água de côco e numa emergencia os sucos prontos com corante. Mando frutas todos os dias, bolacha integral ( doce ou salgada) lanche com queijo polenguinho, as vezes pão de queijo e as vezes um bolinho simples ( de laranja, banana ou nozes!). Boa sorte pra pequena e pra mamis aí nessa nova fase!!! Bjoooo

    ResponderExcluir