quarta-feira, junho 6

Mamãe pede SOCORROOOO!!!!

Meninas em primeiro lugar "EU AMO VOCÊS"... Dizerem que estou linda grávida... só vocês mesmo... "OBRIGADA!!!"... Unidas vocês conseguem levantar o ego de qualquer um...hahaha Explicando: estou me sentindo um trambolho com cara de encardida... Mas traumas a parte... Hoje vim pedir ajuda...

A Laura está em uma fase que adora brincar com peças de qualquer coisa, (carro, caminhão, moto)... brincadeira... Peças de Lego... E agora ela está aprendendo a encaixar as peças umas nas outras, mas tenho reparado que quando ela não consegue de primeira ela fica extremamente irritada, chora e olha para mim...
Analisando os fatos e exemplificando:
* Aqueles brinquedos que tem os buracos de formas para encaixar, se a peça não entra ela chora e grita talequale com os legos;
* Esperar o leite ficar pronto, ela não tem paciência;
* Esperar a comida esquentar para comer, ela não tem paciência;
Como escreve a Dani (AD INFINITUM)....

E eu??? Eu não sei o que fazer, pois fazer para ela não exigiria esforço nenhum dela. E não fazer e deixá-la se virar??? Acontece o que???

Então venho encarecidamente... Pedir ajuda..

Vejam minha cara de súplica...
 

E aí minhas amogas eu PREGUNTO :
Como faço para estimulá-la a fazer e não desistir de primeira??? Será que isso é normal, ou ela está se revelando impaciente (igual a mãe)?

E AGORA? QUEM PODERÁ ME AJUDAR?
AS AMIGAS BLOGUEIRAS/MÃES tudojuntoemisturado...rs

Aaaaaaaaaaaahhhhhhhhhh... Mamãããããããeeeeeeee!!! É assim que ela grita quando não consegue...

19 comentários:

  1. Querida Carol, Samuel e a Laura tem quase a mesma idade, e eles estão testando suas habilidades e já percebi que paciência não é o forte deles. Também estou passando por isso, tento explicar com paciência que ele tem que ser paciente e esperar. Tento distraí-lo, sento ele na cadeirinha perto de mim e vou mostranto que estou preparando a sua comida, o seu leite. É normal, eles são cheios de energia e nós temos que ser pacietes e ensina-los com amor e carinho. Quanto ao lego um dia ela vai conseguir, continue incentivando e ajudando.
    Bjks pra vocês

    ResponderExcluir
  2. Ai Carol, que situação! Olha, mas não se desepere, tem uma coisa da idade também, não é só personalidade. A minha dica é paciência, para sentar e conversar, olho no olho e falando sempre baixo, junto dela, perto do ouvido, explicando: "filha, vem cá, olha, não precisa vc gritar, não vai resolver. Acalme-se, respire, e vamos sentar aqui que mamãe vai lhe ajudar. Você vai tentando, e um dia você conseguirá, não desista. Estarei aqui pra lhe ajudar sempre que precisar.".

    Carol, parece até impossível esse diálogo dar certo, principalmente porque boa parte das palavras ela ainda não entende, mas ela entenderá do jeito dela e perceberá sua calma, sua tranquilidade e vai parar pra lhe escutar.

    Criança segue muito exemplo, por isso acredito muito nesse caminho. Alguma coisa vai ficar no inconsciente dela, entende? E mais importante do que é isso é não se deixar "desarmar" com os gritos, os pedidos de socorro, mas sim atendê-la, sem pressa, sem agonia, e com movimentos lentos e tranquilos. Bom, não sou psicóloga, mas apenas uma mãe de três que já passou por isso,rsrs.

    Claro que tem todo um contexto, o perfil da criança, o dia em que isso acontece, a idade dela, o seu cansaço, o sono, são muitas variáveis que interferem no comportamento dos nossos filhos e na nossa própria maneira de agir, mas vale a pena experimentar sempre outros caminhos.

    Desculpa a carta, e leve isso como uma sugestão, tá? Você é uma super mãe e com certeza vai receber muitos apoios por aqui!

    bjos!

    ResponderExcluir
  3. Olá...

    Te vi no Carol e baby-bobeiras...estou começando a sapear esses mamaes blogs...
    ainda vai demorar para eu entrar no clima do seu mas peço licença pra ficar por aqui...
    Vc realmente está linda, e como é corajosa, tão pitica a laura e vc já encarou denovo!!! Acho digno!!! E lindo...
    outra coisaaaaa...Vc é DAMASCENO dos DAMASCENO de minas gerais??? é que trabalho para uma familia DAMASCENO e fiquei curiosa...
    =P
    Bjo..
    Vou sapear mais por aqui tá

    Patricia Adorno

    ResponderExcluir
  4. Carol, vou te falar uma coisa: é assim mesmo!

    E é!

    não esquenta a cabeça, não, frustrações virão, amém, graças a Deus. Criança tem que ser frustrada, tem que ser desafiada (pela própria necessidade de conseguir completar um jogo, que seja), criança precisa de limites, precisa de amor, de atenção, de carinho e de tristeza tbm.

    Fique tranquila, essa fase passará e vc vai ver que mesmo sem ajudá-la, ela vai aprender a colocar as peças sozinha.

    Laura sabe que vai dormir quando entra no banho, à noite. Todos os dias fazemos isso, todos os dias ela está morrendo de sono, querendo ir logo pro berço (e vem a mãe chata querendo dar banho, trocar, atrasar a ida ao berço), e, então, qdo entramos no banho, ela chora, chora, chora... pq quer ir dormir e já sabe que só vai depois de toda a enrolação do banho...
    quando ela sai do banho, vai direto pra cozinha pegar a mamadeira, enquanto preparamos ela grita, berra, chora, quer a mamadeira AGORA. Mas tem que aprender a esperar, não é mesmo???

    Fique bem, tudo está certinho.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá lendo seu post eu me identifiquei o Marcus Eduardo(dudu)tem quase a mesma idade e faz do mesmo jeito mas não me preocupo muito pois ja passei por isso com minha filha mais velha então pra mim não é muito novo isso é fase passageira a idade também conta muito a partir do momento que ir crescendo isso passa já começa a entender as coisas com mais clareza.
    tudo vai se ajeitar vc vai ver bjs...

    ResponderExcluir
  6. Oi Carol! Creio que quem indicou paciência e muito diálogo de incentivo e palavras de afirmação, acertou. Saiba que até hoje (minha Laura com 3 anos e quase 3 meses) ela faz isso. Desespera-se quando não consegue algo, resmunga e até muda a voz. Um desafio para os dias de menos paciência. Porém, sem ela não dá. Beijos!

    ResponderExcluir
  7. por aqui é parecido! mas o Beh é maiorzinho ja entende! eu digo caaaallllmaaaaa tu vai conseguir, espera que a mamãe te ajuda! por hora adianta mas daquia pouco começa tudo denovo! ai repito e ainda digo: não precisa chorar, pede ajuda pra mamãe! e se agente não conseguir esperamos o papai chegar ( essa do papai chegar vale quando ele não consegue abrir algo que não é dele abrir hahaha atéee o papai chegar ele ja achou outra coisa pra fazer hahahaha

    mas é assim mesmo são miudos cheios de personalidade
    seguindo! segue o meu tmb e se ja segue obrigado hahaha

    http://likadubois.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Carolzita assim como muitas mães já escreveram... acho que tem que conversar com ela, explicar que desse jeito não adiantará nada. Explicar que precisa tentar uma, duas vezes e que se precisar de ajuda você estará por perto. A verdade é que tem hora que cismam e desejam tudo no exato momento. Muito difícil. Uma fase......... quantas fases nós vivemos, hein!? Um desafio atrás do outro!
    Agora, mostre também para ela como tudo é preparado, como pode montar o lego. Talvez convidá-la para te ajudar, acompanhar passo a passo pode ser uma boa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Ô, bichinha, tu tá precisando de um colinho, né?
    Mas agora vou responder às perguntas que você fez lá no blog.

    1)Sua filha já pode fazer todas aquelas atividades motoras. Se inspira aqui:

    http://dayanekendrick.blogspot.com.br/2012/04/circuito-psicomotor-caseiro.html#comment-form


    2)Bem, quanto à questão de a gente tolir a criança, dar muita bronca, digo o seguinte: por mais frustrante que seja para você, tolere a necessidade de sua filha explorar cada canto. Isto porém não significa deixá-la tirar todo o papel higiênico do rolo, nem fazer uma zorra total. Então, a mamãe pode escolher algumas gavetas ou armários que ela possa explorar ( ou caixas), e outras coisas que ela não possa mexer. O importante é que sua filha tenha a oportunidade de usar suas mãozinhas: sentir diversas texturas, amassar coisas (papel alumínio é ótimo pra isso), pegar objetos pequenos(como ervilhas cozidas) e transferir de um recipiente para outro. Enfim, se você tem dado oportunidades para sua filha explorar coisinhas diversas, e mexer bastante o esqueleto, pode dizer NÃO sem culpa para outras situações incômodas. O ideal é dizer SIM, sempre que possível, e NÃO, sempre que preciso.

    Bjs

    PS> Parabéns pelo barrigão!!!

    ResponderExcluir
  11. Carol, acho que essa fase é importantíssima, ela está se deparando com a frustração, faz parte do amadurecimento. Ela própria vai achar a maneira de saber lidar com isso. Isso aconteceu aqui também, o Davi se irritava por não conseguir executar algo, mais foi pouquíssimas vezes. Acho que nosso papel nessa hora é estimular á continuar tentando. Acho bacana elogiar o fato dela "tentar" fazer algo e não propriamente o elogio vir "depois" de ter conseguido.
    O tempo que ela passar tentando, vai parecer mais divertido.

    Lembrei de um texto que provavelmente vc já tenha lido, postei no blog uma vez: http://piticodegente.blogspot.com.br/2011/06/como-voce-elogia-seu-filho.html

    Beijokas

    ResponderExcluir
  12. Amiga...Theo esta igualzinho...estou lendo as dicas aquo....kkkkk...bjus

    ResponderExcluir
  13. Lendo isso parece que estou lendo a história da minha filha! É igualzinha, totalmente sem paciência!
    Ela tem também um lego, com peças grandooonas! E fazia exatamente assim: não conseguia encaixar e ficava irritada. Eu sentava com ela, pegava as mãozinhas dela com as pecinhas e a ajudava a encaixar. Desmontava e ela tentava... Ajudando ela assim, ela foi aprendendo como montava, e hoje ela monta na maior tranquilidade. Faz até torres de lego (pequenas, mas faz, rsrs)..

    Beijoos...

    ResponderExcluir
  14. Ai amiga, que difícil!! Essa fase é muito importe, dizem que agora que eles aprendem a ter paciência
    Acho que não há nada melhor do que conversar

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi Carol, várias mamães já te deram ótimas dicas, a principal qual foi? Termos paciência com eles, explicar, incentivar a esperar... enfim, é uma fase bem do imediatismo. Vivemos em dias que queremos tudo pra ontem e eles não estão diferente.
    Por isso busque bastante sabedoria em Deus e tenho certeza que tudo se encaixará, assim como os legos dela...rsrsrs.

    Querida, obrigado pelos seus comentários nos nossos posts no Recanto.
    Beijinhos de toda a Equipe.

    ResponderExcluir
  16. Oi Carol, adorei que vc encontrou meu blog, seja bem vinda! A Laura é muito linda e você tá grávida, parabéns!
    Olha, a Leah era bem desse jeitinho, ficava irritadíssima quando não conseguia fazer uma coisa. Ela ainda é, mas acredito que melhorou um pouco. O jeito é ter paciência com elas, com o tempo elas vão aprendendo, não acho que isso vá determinar que serão pessoas impacientes, é característica da idade, de querer fazer e se frustrar se não conseguir rapidamente. O que eu faço, quando ela fica irritada porque não consegue fazer alguma coisa é explicar com uma voz bem tranquila que ela não precisa se irritar, que ela vai conseguir se tentar mais um pouco e mostrar a ela como faz. E quando ela ta impaciente pra esperar alguma coisa eu digo que já vou dar, que ela precisa esperar só um pouquinho e plugo meus ouvidos. Negócio é se manter zen mesmo. Boa sorte por aí.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Olá Carol tudo bem? Temos algo em comum,entre no meu blog que vai descobrir o que é! rsrsrs te encontrei através do "Achei Blog" adorei seu cantinho e estou te seguindo!!!
    Está convidada para entrar no meu blog e seguir também! beijocas estarei sempre por aqui!
    http://laurarandrade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Carol, que legal sua visita lá, volte mais vezes e eu também aqui, "craro"!! rsrsrs. Fiquei curiosa pra saber de onde vc é. Adoro aquelas bandas!!
    Bom, quanto ao post, vc sabe, não tenho muitas experiências em alguns quesitos, mas tenho em outros. Acho que saber lidar com a frustração é uma experiência que devemos promover nos filhos.
    Um beijo grande, Ju

    ResponderExcluir
  19. A Lara tem estado bastante irritada também. Mas ela se irrita quando quer fazer algo que não dá, fisicamente, não dá!
    Ela quer colocar um brinquedo do tamanho de uma mão, num buraco de uma unha... ou então abrir frascos que simplesmente não abrem! E ai ela começa a chorar, gritar, e AI de quem se oferecer para ajudar!

    Eu vou conversando e explicando, ou quando é uma coisa possível, vou conversando para ela tentar de novo, que ela vai conseguir!

    Mas ajuda, ela não permite! Ai, ai!

    ResponderExcluir