sexta-feira, outubro 7

Frustração???

Desde sempre temi a danada da cesarea, pois aos meus 19 anos fiz uma ooforoplastia por vídeo e sofri muito com a cirurgia.

Quando decidi ter filhos a minha primeira reação foi pensar a respeito de como meu bebê sairia da minha barriga. Não por medo do parto, mas por medo de ser cesarea. Quando descobri a gravidez estava de 6 semanas e quando fui a consulta com meu obstetra já falei logo que iria tentar o parto normal até o fim.

Hoje em dia é muito comum as pessoas já se programarem e marcarem o parto como se fosse uma viagem com data de ida e volta. Acredito que a natureza é perfeita e nós mulheres fomos projetadas para dar a luz.

Durante a minha gestação li tudo e mais um pouco sobre os tipos de parto: parto cesárea, parto normal, sem dor, na água, entre outros. Fui firme na minha escolha parto normal e ponto final.

Comecei a fazer ioga com 12 semanas e fui até a 39ª semana fazendo exercícios para auxiliar na preparação para o parto. Meditações, mantras, cromoterapia, exercícios respiratórios, tudo que minha superprofessora me ensinava. Tive uma gestação muito tranquila, trabalhei até o último dia sem problemas.

A cada ultrassom o nenê estava virando para encaixar. Com 38 semanas tive algumas contrações e na consulta o médico disse que ela havia encaixado. Fiquei feliz. Com 39 semanas fui ao gineco e ele disse que ainda não tinha nenhum sinal de dilatação e que meu colo do útero estava alto.

Ainda tinha esperança que seria normal. Pediu que esperasse até a semana seguinte. Enfim chega as 40 semanas e eu sem nenhum sinal de NADA. Fui ao médico acompanhada do meu marido. O médico me examina e diz que ainda não tinha nenhum sinal. Em poucos segundos fiquei pensando no tempo gestacional e nos riscos que talvez nós (Eu e o bebê) corríamos se eu decidisse esperar mais uma semana.

Enquanto meus neurônios fritavam em minha cabeça o médico conversava com meu marido dizendo que seria pouquíssimo provável eu entrar em trabalho de parto pelas próximas semanas analisando meu quadro e que ele achava melhor fazer a cesarea naquela noite ou no dia seguinte. Meu castelinho caiu...
(Antes de finalizar a história quero deixar bem claro que nunca quis colocar em risco nem a vida da minha filha nem a minha, mas a minha vontade de ter parto normal era porque achava muito mais saudável para o bebê e para a mãe. Nunca descartei totalmente a possibilidade de uma cesarea porque não advinhamos o futuro, então já havia conversado com meu marido a respeito disso e ele disse que estaria comigo independente de qual fosse o parto.)

Enquanto me trocava tive que acreditar que não teria as temidas, mas desejáveis dores do parto e que teria que ser cesarea.

Em poucos centésimos de segundos meu castelinho foi construído de novo porque na verdade não importava como seria, mas sim que havia chegado o grande DIA. O dia de conhecer a minha princesa, de ver o seu rosto e sentir o seu cheiro, sentir o seu toque na minha pele, da mesma forma que sentia dentro da minha barriga... Mas isso é assunto pra outro post...

Hoje, passado quase 10 meses, eu me pergunto: "Fiquei frustrada por não conseguir ter parto normal? E já tenho a resposta de prontidão: "NÃO". Foi maravilhoso ser mãe e a minha boneca veio com saúde. Isso é o que importa.

E vocês temiam a cesárea ou o parto normal???

Beijinhos
Carol

12 comentários:

  1. Quando engravidei da Giulia a primeira coisa que pensei foi como ela sairia de lá?rs
    Com a Maria já tinha minha idéia formada, cesárea e ponto!
    Acho lindo PN, quem faz, quem quer fazer! Mas eu escolhi isso fui feliz com isso. Não sofri, sem dor, sem nada...e algumas horas depois já estava andando...foi mto bom!
    Beijos nossos

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol,
    Olha, antes de engravidar eu tremia só de imaginar o sofrimento de um parto normal, mas depois que engravidei fui ler a respeito e sabendo dos benefícios, fui ficando mais tranquila. Passei a querer muuuito o parto normal e era radical nesta escolha.
    O meu parto realmente foi normal, mas hoje eu penso como você: o importante é a saúde da mãe e da criança, não dá para ser radical neste assunto, cada mulher tem uma história...
    Eu vim conhecer seu blog e agradecer pelo comentário no post sobre o medo nas crianças.
    um beijo, Lauri

    ResponderExcluir
  3. Oi Carol.. eu tive cesárea, e foi por uma opção de escolha. Tive e tenho um medo terrível da dor, tenho uns casos traumatizabtes na familia de PN e meu psicológico não estava preparado para um PN. Confesso q por minha escolha sofri muito preconceito, isso mesmo PRECONCEITO, muitas mães me olhavam de rabo de olho qd dizia q minha escolha era PC, e em alguns blogs cheguei a ver muitas mães radicalistas com um selinho "Cesária desnecessária, minha barriga não tem zíper!" Confesso q até ri, pq se for ver, por acaso a minha perereca tem elástico..kkkkk Mas então, decidi, escolhi, não sofri nada, sou uma otima mãe, e se tiver dez filhos quero dez cesáreas!! E hoje não me encano mais, antes até chorava, me sentia inferior. Hoje vejo essas mães q tem parto normal, sozinhas, sem anestesia nem medicos, e o q elas fazem? Jogam seus filhos em uma lata de lixo! Um absurdo!! Então sou muito mais mãe com PC do que algumas PN!! Desculpa o desabafo é q esse assunto já mexeu muito comigo..rsrs Bjinhos linda.. Lili do Luanzinho

    ResponderExcluir
  4. Oi Carol como vc queria muito parto normal, mas a Clara estava sentada e não virou, então foi cesaria mesmo! Mas não fiquei triste quando soube, não era o q esperava vdd, mas sabia que iria conhecer minha peq. Em breve! Minha cesaria foi maravilhosa, tanto na hora do parto como na recuperação!

    Bjus...

    ResponderExcluir
  5. Oi Carol, queria ter tido parto normal, mas não aconteceu e não tenho nenhum trauma mesmo. Nenhuma tristeza, nenhuma frustração. O que vale é ter o Nino aqui lindo, forte e feliz, o parto era só um desejo, não deu? bola pra frente. Ser mãe me faz cada dia mais feliz independente de como o Antônio tenha chegado aos meus braços. Bom domingooo! Bjocassss

    ResponderExcluir
  6. Oi Carol,
    eu também, como a Laiz, torcia muito pelo parto normal, não consegui porque tive pressão alta, e fiz cesarea sem grandes traumas. Na verdade, os pontos doiam bastante, a gente fica meio "despreparada" fisicamente para as primeiras semanas, mas eu tive muita ajuda, graças a Deus, principalmente do meu marido nesse período!
    Então, por isso foi sem grandes traumas... Sozinha ia ser traumático! rs...
    Quando você vier ao Rio, marcamos com certeza!
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Carol,
    hum... também queria que vc fosse minha vizinha, fazer os doces é uma delícia mas depois fico doida que eles acabem logo... rsrsrsrsrs....
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Eu queria parto normal, mas não tive nada de dilatação na 1° gestação e esperei ate o maximo que se pode esperar (42 semanas). Na segunda a medica me avisou desde a 1° consulta que o parto nao poderia ser normal devido ao curto periodo de tempo entre as duas gestaçõs (menos de 2 anos).
    Mas penso como vc, apesar de desejar o parto normal, me conformei com as cesareas e o mais importante é que meus partos foram tranquilos e meus filhotes vieram lindos e saudáveis. Bjao!

    ResponderExcluir
  9. Oi Carol, ao contrário de você, assim que descobri minha gravidez temia o parto normal, ficava imaginando aquelas cenas de filmes e novelas e não queria isso pra mim.. Mas nunca descartei totalmente a idéia. Acontece que eu nem precisei decidir nada e nem pensar a respeito, a Ana Luiza ficou sentada a gestação inteira e em nenhum momento pensou em virar... Minha cesárea foi marcada com 39 semanas e eu achei ótimo poder tomar um banho antes de ir para o hospital, sair de casa com calma sabendo que em poucas horas teria minha filha comigo.. É o que você disse, o que importa é ter o bebê com saúde nos nossos braços!!
    Beijinhos
    Paty

    ResponderExcluir
  10. Parto normal!!! Cesárea só nos casos que não tem como ser normal. Particularmente nao acho legal a cesárea marcada!!! Com exceçao do seu caso, acredito que pelo menos o trabalho de parto tem que estar deflagrado!! Parabéns pela fofa!!

    ResponderExcluir
  11. Eu fiquei frustrada sim, como você desde o começo decidi normal, a cesária era algo que não passava pela minha cabeça, fiz fisioterapia visando o tp, mas com 37 semanas minha bolsa estourou o médico disse que meu colo estava fechadinho e eu não entraria em tp, chorei ao constatar que faria uma cesária, um choro desesperado, mas passou e depois de 40min estava com meu Miguel nos braços,foi tudo ótimo, a recuperação tranquila, mas a frustração carrego até hoje e pro próximo baby já estou procurando o acompanhamento com uma doula e um go que tope um normal depois de uma cesária..
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Olá Carol!

    Eu também sempre desejei o meu parto normal!
    A Yasmin em todas as utras estava de cabecinha para baixo! E na minha ultima consulta com o GO ele também me disse que o colo do útero estava alto e que poderia ainda a minha gestação chegar nas 42 semanas por isso! Que ele iria aguardar até na próxima semana!
    Isso foi na sexta feira dia 13/05... E no dia 17/05 nasceu a minha pequena, em quatro dias o colo se afinou e começou a dilatação, o meu GO ficou até espantado! Minha pequena veio de parto normal como eu sempre quis.

    Beijinhos meu e da Yasmin

    ResponderExcluir