segunda-feira, agosto 20

1 ano e 8 meses e não está nada fácil....

Também, ninguém disse que seria fácil, né?

A Laura completa hoje 1 ano e 8 meses de pura fofurice e chatisse tudojuntoemisturado.
Ela é muito esperta, se adaptou super bem na escola, embora tem dias que quer que a gente fique lá com ela, mas quando vê as crianças até esquece que tem pai e mãe e fica numa boa. Já fala um monte de coisas, pede o quer comer tanto salgado quanto as frutas. Adora pão e sonha em beber PAQUÉ (café), mas não dou, não dou e não dou e acabou (pode chorar que eu não cedo).
E é nessa parte do pode chorar que sou eu quem tem vontade de chorar. De uns tempos para cá a menininha linda da mamãe deu lugar a uma menina que grita, se joga no chão e até bate na gente. Ela está tendo uns ataques (ainda bem que é em casa) de birra que estão me deixando triste, pois não sei como agir e tem horas que me pego gritando como ela... #aloka.....
Ela está com mania de ficar com os olhos colados na TV e eu falo 1585956548 de vezes que é para ela se afastar da TV. Até temos a frase: "De onde é que a Laura assiste TV?" e ela responde apontando com o dedinho "Aqui".
Só que agora ela finge que não é com ela e essa semana pegou a vassorinha dela e avançou em mim. Vocês acreditam? Fiquei com tanta raiva e ao mesmo tempo sem reação que tomei a vassoura da mão dela e acertei o bracinho dela (devagar, lógico) e joguei a vassoura longe. Errei, ela errou, erramos. Depois chorei por me sentir uma mãe de merda e não conseguir controlar os impulsos da minha filha e agir igual a ela.... Como se tivéssemos quase 2 anos nós duas.
Conversei com a minha mãe e ela me disse que eu falo demais. Me aconselhou a não ficar o tempo todo cobrando um monte de coisas da Laura, como bom comportamento, atitudes de gente grande.
Agora preciso confessar que me sinto um tanto insegura, com medo de falhar. Mas me pergunto até que ponto posso deixar ela fazer determinadas coisas.
Vou exemplificar - a minha mãe tem uns enfeites no rack da sala na casa dela e eu brigo o tempo todo com a Laura para ela não ficar mexendo, mas parece que os enfeites tem um luminoso ao redor onde piscam e chamam atenção só para ele. Se dou uma caneta na mão dela para desenhar no papel, ela parece fazer de propósito, quer riscar a mão, o sapato, menos o papel. E eu em emputeço, perco a cabeça e acabo gritando, porque já falei 13258965544 de vezes que caneta é para riscar papel. Até que ponto isso é coisa de criança? Segundo minha mãe é fase e vai passar e vai dar certo e eu tenho que chamar um pouco menos de atenção. Mas eu pergunto onde coloco essa insegurança de falhar na educação da Laura e ela crescer uma menina mal educada onde ninguém vai querer recebê-la.
Meu DEUS, será que estou me cobrando demais e cobrando demais da pequena.

E sinto que ela não quer mais saber de mim. Se estamos na casa da minha mãe ela chora e chama a vovó e se estamos em casa ela chama o papai. Será por conta da gravidez? Será que ela sente que algo está mudando? Mas eu converso tanto com ela sobre a Heloisa. Que ela vai ter uma irmã, que elas serão amigas e brincarão juntas. Digo a ela que faça carinho na irmã, que logo ela vai ajudar a mamãe a cuidar do bebê...

Me abracem, me apedrejem, me consolem, me aconselhem... Preciso de ajuda urgente...

Desejo que sejas feliz.... Não me imagino sem esse olhar...

23 comentários:

  1. Carol, ontem eu falava com uma amiga sobre essa fase... É difícil e não é só aí, viu? Força! Faça o melhor que pode fazer, estamos todas no mesmo barco e no final, vai dar tudo certo.
    Beijos
    http://amigosdefraldas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tati espero de coração que seja somente uma fase viu...

      Beijos

      Excluir
  2. É amiga... a gente sempre vai se culpar por alguma coisa que a gente fez ou deixou de fazer! As vezes me pego fazendo e/ou falando coisas para a Luisa, agindo como se ela fosse uma adulta e fosse entender o que eu quero! Sabemos que elas são somente crianças e tá aí o nosso desafio. Siga seu instinto de mãe... e a vida é assim mesmo: errar tentando acertar! bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fale Raquel... E o sentimento de culpa cai todinho em cima da gente... Mas vamos errando tentando acertar... Beijocas

      Excluir
  3. Carol, é verdade não é fácil. Temos que ter força, então o que posso te desejar é força.
    Erramos tentando acertar, siga o instinto de mãe!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o que tenho feito Lilia, mas mesmo assim tem horas que tenho que recorrer ao instinto da minha mãe...rs

      Excluir
  4. Nossa sei bem esse sentimento de culpa já tive ele uma vez e é horrivel, amiga esperamos nós que seja só uma fase dificil pq se isso se estender é sim problema de tomar uma boa solução bom eu penso assim...
    Tomara que passe né rsrs Bjooos!

    http://annabeatrizrafaela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Carol, abraço coletivo. Pq to-da mãe precisa!!!
    ò, esse negócio que tanto se fala de que é fase e vai passar, é verdade! É só ter paciencia (tá eu sei que difícil, pq eu tbm perco) mas tenta não entrar no mesmo ritmo. pq ainda virão muitos momentos de birra pela frente. É como vc falou, ela nem tem dois anos. Não podemos querer que ela se comporte como se tivesse 10!
    Daqui há pouco vc vai encontrar uma maneira de resolver isso!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O duro é essa paciência, né, mas tenho aprendido muito com a Laura a cada dia... E vamos amadurecendo juntas...
      Obrigada!!!

      Excluir
  6. Oi Carol! Parece que fui eu que disse as palavras que você descreve aqui e eu disse para a minha mãe. Ouvi dela, a minha mãe, a mesma coisa que a sua mãe te disse. Que eu cobro demais da Laura! Depois de ouvir isso várias vezes de minha mãe, passei a fazer uma autocrítica. No meu caso, concordei com a minha mãe. Eu sou exigente demais comigo e por conseguinte com os outros. Sou perfeccionista também. Isso, por vezes, sufoca, denota sim insegurança e pior, passamos essa insegurança para os filhos. Na minha reflexão fiquei pensando sobre o quanto o bom saber dizer e ouvir não desde cedo. Mas para isso também tem limite. Senão o efeito é contrário. A minha conclusão foi me compromissar e me policiar para exigir menos de Laura. Tal como aquela história do menos ser mais, sabe? Em alguns casos é verdade sim. Afinal, elas são crianças e devem se comportar como crianças. Falei demais, amiga. Mas foi só para contar a minha história. Claro que cada mãe, cada família sabe de si. Estou torcendo por vocês, viu! Beijos nas três!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Re obrigada... Eu também sou muito perfeccionista. acho que isso atrapalha muito... Mas vamos que vamos...

      Excluir
  7. Hum migaa..
    é bem complicado, porque você tem a Heloisa por vir aí, e não pode ter taaaanto tempo assim pra cuidar de Laurinha, pelo menos nesses primeiros meses neh?
    Eu acho que é só fase também, nessas horas é conversar muito e usar o cantinho da disciplina (da supernanny) ou algum outro método disciplinar...
    Dá um bejão na pimentinha viu
    e na anjinha tbm, bjO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou acabar me inscrevendo no programa Sher...hehehehehe

      Bjossss

      Excluir
  8. Carolita, querida.... primeiro: obrigada por todos os conselhos, os abraços, por essa amizade virtual maluca que a gente tem, obrigada mesmo, viu????

    Segundo: eu acho que vc está certíssima!!! Íssima! Eu DETESTO criança mimada, mal educada, criança que pode tudo, mãe que tem preguiça (tipo eu, que dou chupeta para ela de vez em quando para não brigar hehehehehe) e que deixa a criança ter tudo nessa vida, ODEIO isso. Pequenas crianças, grandes tiranos. Porém, dentro dessa filosofia, há que ser compreendido que cada criança é de um jeito, cada nenê tem uma personalidade e não dá para educar somente com o que achamos certo, concorda? A criança TEM QUE responder ao que educamos. Então, dentro desses dois pontos opostos, entendo que a gente, como mãe, tem que saber aonde brigar, pelo quê brigar, quando brigar e como brigar. Sou muito severa com a minha Laura, que, graças a Deus, só deu chilique em praça pública uma vez e que bate na gente e já leva outro de volta (é assim que eu acho certo, pq eu educo para mostrar que doi, que machuca, que não pode e só sentindo na pele. Mas essa sou eu, enfim...). Eu não aceito birra, nem molecagem e nem nada de criança que se dá o direito de ser chata, pq criança, na minha época, respeitava pai e mãe, avós, pedia com licença, por favor e obrigada, criança não respondia e não desobedecia. Então, se eu era assim (junto com uma leva de crianças), creio que posso fazer que a Laura tbm seja.

    Acontece, que, dentro de tudo isso, a gente pode ponderar... quando vale a pena brigar? ela está fazendo isso (seja o que for) muitas vezes? Ela está dando sinais de que está aprendendo que ISSO pode? Que ISSO é certo? Quando eu vejo que a Laura pisou na bola com algo sem querer ou pela primeira vez, eu só aviso, falo que é errado e beleza, sem neura. Na segunda, eu já falo mais brava, na terceira vez eu já olho feio e aumento o tom da voz, e daí por diante, meu bem, é corretivo: castigo, bronca, tirar brinquedo, pôr no cantinho do pensamento, tapa na mão (nem sempre, eu uso isso muuuuuuuuuuito pouco, mas uso) e por aí vai. Se foi a primeira vez do erro ou foi sem querer ou eu vi que ela não entendeu que não pode, eu relevo, brigo, mostro o certo e passa. Se eu vejo que ela faz olhando para mim, pedindo que seja educada, faz algo errado ciente de que está errado (e a gente conhece elas, não? Sei bem quando a Laura erra sem querer e quando faz sabendo que é errado), então, nessa situação, entra a educação de mãe, sem choro nem vela, sem essa de que é mto pequena... é pequena, mas é criança, ela sabe bem o que pode e o que NÃO pode. E se não sabe, está na hora de aprender.

    Ufa... desculpa pelo post, mas essa é a minha opinião.

    Beijos grandes!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani penso muito como você... Minha mãe diz que eu falo demais... (imagina que calúnia...rs)... Mas as vezes eu analiso e acho que não deixo ela fazer nem as artes de criança... Mas estamos aprendendo juntas a ser mãe e filha...

      Obrigada pelo carinho amiga!!!
      Beijossssss

      Excluir
  9. Oi Carol, passando para conhecer seu blog! Estou te seguindo! Quero te dizer que temos que ter muita força, só uma mãe sabe o que a outra realmente sente! Eu as vezes penso ou faço alguma coisa e fico com culpa um tempão.... dá vontade de chorar e tudo mais.... depois passa, pq nosso instinto é ensinar de imediato e é justamente nessas horas que não sabemos bem o que fazer... mas aprendemos a cada dia! Ser mãe é isso.. aprender para sempre!
    bjs
    http://minhamaricotamaricotinha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Carol, o meu tem 1 ano e NUNCA me obedece!!Algumas pessoas dizem que ele é pequeno, apenas 1 ano, mas eu tento educa-lo SIM porque acho que isso é para o bem dele.
    Acho que vc está certa em conversar com ela, em brigar, mas nunca em bater..isso já não concordo. Uma vez eu tb me irritei porque falei umas 125637842 vezes para Theo tirar o fio da TV da boca e ele ia lá e colocava de novo e dei um tapinha na mão dele.
    Ele nem chorou, cagou litros, pois nem deve ter doído,mas EU CHOREI porque é algo que não queria ter feito e desde esse dia realmente nunca mais fiz, nem tapinha de leve, nem na fralda, nada...E sigo assim, falando 5268412 vezes a mesma coisa, pirando na batatinha e ele sem me obedecer, um dia espero que me obedeça.#oremos
    Acho que vc está sendo uma ótima mãe e a tarefa de educar essas birras é assim mesmo, a gente sofre, se questiona, mas no fim dará tudo certo!
    Força!!

    ResponderExcluir
  11. Ah querida .... que linda que está a Laura!!!

    Amiga ... imagino que as coisas estejam ainda numa fase de adaptação total né?!? Mas deu certo uma vez, você soube muitíssimo bem o que fazer ... agora não será diferente!

    A fase da Laura é de desbravar o mundo e querer conhecer tudo ... não é a melhor das fases, mas daqui a pouco fica mais tranquilo!

    Qualquer coisa, manda ela pra mim que eu cuido tá?!?! Hahaha ...

    Beijos, Má
    www.monmaternite.com

    ResponderExcluir
  12. Amiga....vou ler tudo aqui para saber também como lidar com o terrible two...que esta a caminho aqui em casa.....agora particularmente acho que vc esta fazendo tudo certinho viu.....bjus

    ResponderExcluir
  13. Ai querida, acho que é fase né...
    O Fred também tem uns ataques de birra de vez em quando, me bate, arranha, puxa cabelo, grita, ai também fico sem saber o que fazer. Na maioria das vezes, tento ignorar, porque se pra chamar atenção que ele faz isso, tô mostrando que não é assim que ele vai conseguir, mas não é fácil não.
    E como você disse, pode ser sim por conta da gravidez. Ela já percebeu que alguma coisa está mudando, está querendo chamar a atenção para ela.

    Muita calma amiga, logo ela se acostuma e isso passa.

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  14. A Lara também não está nada fácil e eu às vezes me pego com muita raiva do meu descontrole ou impotência!

    Não sei ao certo o que fazer... nem como agir. Às vezes xingo, às vezes finjo que não vi!
    E que passe logo, essa fase das nossas monstrinhas!

    ResponderExcluir
  15. OI Carol tbm estou no mesmo barco, o Miguel esta na mesma fase, esta tendo ataques de furia, começou a bater na cara da gente, e ele nunca foi agressivo, ele tbm tem 1 ano e 8, e agora para ajudar não quer comer nada, mas nada nada mesmo, nem fruta, nem besteira (coisa q ele nem sabe o q é), nem leite, muito menos comida, e pior de td ele sempre brigou com o peso, sempre a baixo, e agora o q fazer, tbm estou perdida meninas.

    ResponderExcluir